MADE IN GERMANY

Made in Nürtingen

Albrecht Schnizler era filho de um padeiro de Nürtingen, mas que não queria ser padeiro. Por isso, formou-se como serralheiro e desenhador técnico, concluiu o curso de técnico e começou a produzir peças para correntes de bicicleta na cave da padaria dos seus pais.
 

 

O berbequim manual para metal nascido numa padaria

Albrecht pretendia criar um produto adequado aos mercados estrangeiros e ganhar moeda estrangeira. Isto era compreensível considerando a hiperinflação na Alemanha que, em novembro de 1923, subiu o preço de um pão para uns incríveis 5,6 mil milhões de marcos. Assim, em 1923, com 23 anos, desenvolveu o berbequim manual n.º 18, ao qual deu o nome de "berbequim manual para metal", nas salas da sua padaria.

 

1924 – Fundação da Schnizler GmbH

O berbequim manual tornou-se rapidamente um sucesso. Albrecht Schnizler funda a Schnizler GmbH, juntamente com o filho do produtor de cervejas de Nürtingen, Julius Closs, a 19 de fevereiro de 1924. A antiga fábrica de cerveja de Nürtingen, que já tinha sido convertida num parque industrial e comercial, tornou-se na sede da empresa.

 

 

O trio está completo

Em 1923, Schnizler conheceu Walter Rauch numa feira de ferramentas em Remscheid. O empresário fez a primeira grande encomenda à Schnizler GmbH e encomendou 500 berbequins manuais para metal, a um preço de 4 xelins e 9 pence. Em 1927, tornou-se diretor comercial da Schnizler GmbH. O trio de direção ficou assim completo.

 

 


100 years pioneers:

novidades mundiais e destaques


O bebé recebeu um nome

De Metallbohrdreher (berbequim manual para metal) a Metabo

Schnizler e o seu parceiro de negócios Closs transformam o berbequim manual para metal bem-sucedido numa marca. Retiraram dez das 16 letras e, a partir do nome do produto Metallbohrdreher (berbequim manual para metal), surgiu a marca Metabo em 1928. Já nessa altura, Schnizler tinha em mente o essencial: as exigências e os desejos dos utilizadores.
 

Cada rebite necessita de um furo

No início do século XX, a soldadura para unir de forma estável peças metálicas já tinha sido inventada, no entanto, ainda não estava totalmente desenvolvida. Por isso, na indústria, é utilizada uma grande quantidade de rebites. Cada rebite necessita de um furo e a Metabo tem a ferramenta certa para efetuar estes furos rapidamente e com pouco esforço. O resultado é aquilo a que chamamos atualmente uma situação de ganho mútuo: a Metabo tem sucesso e os trabalhadores conseguem atingir o seu objetivo com menos força e esforço.

 

 


Telefone n.º 2

Em 1925, até mesmo os telefones simples eram uma raridade absoluta. A Schnizler GmbH recebeu o primeiro telefone em Nürtingen e o número de telefone 2. Isto demonstra que, na época, a empresa já estava na vanguarda da tecnologia. Um facto curioso: de acordo com os arquivos municipais de Nürtingen, o número 1 não estava atribuído em 1925. Por isso, com o número 2, a Metabo era a número 1 em Nürtingen no que respeita a telecomunicações modernas.


Fonte da imagem: ullstein bild - imageBROKER/Helmut Meyer zur Capellen

 

O número de telefone como parte do logótipo da empresa em 1932

Vamos para a "Sonne"

A fábrica de cerveja como sede da empresa

A primeira sede da Metabo, no coração de Nürtingen, foi construída em 1812 como um quartel de cavalaria. A partir de 1835, serviu de armazém e de área de habitação. 46 anos mais tarde, a família Closs comprou a área e passou a gerir aqui a pousada "Sonne" e a fábrica de cerveja "Closs'sche Sonnenbrauerei".
 

Metal em vez de lúpulo e malte

Com o final da Primeira Guerra Mundial, a fábrica de cerveja viu-se forçada a fechar. Más notícias para os fãs de cerveja em Nürtingen, boas notícias para a Schnizler GmbH. A empresa mudou-se para a sede da família Closs. E os negócios correm tão bem que, em 1969, se torna necessária uma sede maior para a empresa. Foi o fim do capítulo Sonne, mas a "Closs'sche Sonnenbrauerei" continua a ser uma recordação agradável dos primeiros anos da Metabo.