Tecnologia de ar comprimido: curiosidades

Desde a potência de aspiração ao nível de potência sonora: nesta página, compilamos para si as explicações dos termos técnicos mais importantes relacionados com o tema tecnologia de ar comprimido.

Potência de aspiração

A potência de aspiração é a quantidade de ar teórica em litros, que o compressor aspira num minuto. Relevante para a seleção do compressor apropriado é, no entanto, o débito efetivo.

Capacidade de enchimento

A capacidade de enchimento é a quantidade de ar calculada em litros, que o compressor fornece num minuto. Com este valor é possível comparar facilmente os diferentes compressores entre si e encontrar assim o compressor ideal para a sua aplicação.

Débito efetivo

O débito efetivo é o valor mais importante. Este pode ser comparado com a capacidade de enchimento, no entanto, é a quantidade de ar real medida que o compressor fornece num minuto. Com este valor é possível comparar facilmente os diferentes compressores entre si e encontrar assim o compressor ideal para a sua aplicação.

Nível sonoro


O nível sonoro é o valor acústico relevante para a avaliação da segurança no trabalho e a proteção da saúde no âmbito do regulamento sobre as condições de trabalho.

Nível de potência sonora

Por outro lado, o nível de potência sonora, é o valor acústico relevante para os valores limite legais, principalmente no exterior (ver diretiva Outdoor-Noise).

Pressão de trabalho

A pressão de trabalho é ajustada no regulador de pressão (filtro) e é a pressão com a qual a ferramenta deveria funcionar no modo de trabalho. Os compressores Metabo dispõe sempre de dois manómetros: o manómetro no comutador de pressão indica a pressão do recipiente, o manómetro no regulador da pressão (filtro) indica a pressão de trabalho. Este deverá ser sempre ajustado com a pressão de trabalho da ferramenta.
Importante: para ser exibida a pressão de trabalho real, é necessário que a ferramenta esteja a funcionar durante o ajuste.

Qualidade das ferramentas pneumáticas

Independente da ferramenta com que está a trabalhar, irá necessitar de ar comprimido com óleo ou isento de óleo. Tenha em consideração que as ferramentas rotativas e de impacto necessitam de ser oleadas regularmente. Consulte as indicações no manual de instruções. O ideal será utilizar um lubrificador por névoa de óleo, que forneça uma névoa de óleo fina constante ao ar comprimido.
Outras ferramentas, como por exemplo pistolas de pintura ou punhos de encher pneus necessitam, por outro lado, ar comprimido isento de óleo. Para isso deverá utilizar determinados filtros. Encontrará detalhes no manual de instruções da sua ferramenta pneumática ou na DIN ISO 8573-1.

Determinação do consumo específico de ar comprimido

O consumo específico de ar comprimido é a quantidade de ar de que necessita para a sua aplicação de ar comprimido.

Pode ser calculado da seguinte forma:
Quantidade de ar da ferramenta pneumática 1 + quantidade de ar da ferramenta pneumática 2 + quantidade de ar da ferramenta pneumática x + … = y litros/minuto

Este valor y é a quantidade efetiva de ar, que o seu compressor tem no mínimo de fornecer. Apenas desta forma está garantida a disponibilidade permanente do ar comprimido necessário.